Avenca

Nome científico:  Adiantum capillus

Família: Pteridophyta –  Polypodiaceae

Origem: Várias possibilidades de origem como Américas e Europa central e meridional.

Significado: O nome científico, Adiantum, deriva do grego ‘adiantos’ que significa ‘que não se molha’, pois a água desliza sobre as folhas da avenca, sem que elas se molhem. O gênero Adiantum reúne muitas espécies e variedades da família Filicópsidas. Podendo assim, serem encontradas a avenca comum, avenca do Canadá ou cabelo de vênus.
sem-territorio---avenca

Curiosidades: A avenca é admirada por sua delicadeza. Conhecida por espantar mau-olhado, elas murcham caso absorvam energias densas, pesadas ou negativas do local. São samambaias muito frágeis, exigem muita paciência e dedicação, reagem instantaneamente à condições de cultivo inadequadas. Suas folhas são delicadas, compostas de pequenos segmentos que saem diretamente do rizoma. Este se desenvolve horizontalmente quase à superfície do solo.

São originárias de matas e florestas tropicais. Quando em habitat natural, se encontram em muita sombra e umidade. Quando em casas, necessitam de uma boa iluminação, mas sem sol  direto, pois este queima sua folhagem frágil. “Frondes” ou folhas demasiado claras ou com marcas de queimaduras, são sinais de que a sua avenca poderá estar num local com excessiva exposição solar. O ideal seria o contato com uma luz solar filtrada ou difusa.

Esta é uma planta herbácea de porte pequeno, que mede de 30 a 50 centímetros e chega a formar touceiras. De folhas pecioladas, alternadas e extremamente finas, assim como suas hastes e ramos. Preferem temperaturas acima de 18ºC. Se a temperatura dentro de casa for muito elevada, tenha muito cuidado para não deixar nem o solo, nem o ar, ficarem secos. Pois, sendo tropical, gosta de muita umidade. Porém, tenha cuidado em não deixa-la  encharcada, pois assim, você pode apodrecer sua raiz.

galho de avenca/ nanquim e photoshop/ original indisponível/ semterritorio

galho de avenca/ nanquim e photoshop/ original indisponível/ semterritorio

Propriedades medicinais: Para o consumo, não devemos usar a avenca comprada em floriculturas, pois estas são apenas ornamentais.

Os benefícios da avenca são: sedativa, anti-inflamatória, diurética, adstringente, depurativa, laxante, tônica, sudorífera, expectorante, antibacteriana, antioxidante, balsâmica, emoliente e estimulante.

É usada no tratamento contra tosses, catarros, gripes, afecções bronquiais e rouquidão. Alivia a asma. Ajuda no funcionamento do aparelho respiratório. Acaba com a caspa e reduz queda de cabelo. Combate problemas na bexiga, no fígado, no baço e no pulmão, dores menstruais e reumáticas além de regular a menstruação.

Porém, seu uso não é indicado para portadores de hipoglicemia, diabéticos e gestantes.

*Preparo e consumo:

Infusão:  Ferver um litro de água e adicionar 2 colheres (de sopa) da planta. Desligar o fogo e rapidamente abafar a mistura por cerca de 10 minutos. Tome de 2 a 3 xícaras durante o dia.

Decocção: Ferver 100 gm de avenca seca em 1 litro de água mineral por meia-hora. Desligar o fogo e coar. Aplicar em fricção diária no couro cabeludo, para acabar com a caspa e diminuir queda de cabelo.

Também é possível o uso do xarope e tinturas de avenca.

Cultivo:

Em seu habitat natural, as avencas brotam por toda parte de forma espontânea, nas beiradas de riachos e encostas, no alto de outras plantas… Isso acontece porque elas produzem grande quantidade de esporos que são lançados ao vento quando se soltam de suas folhas. Ela brota e se desenvolve em qualquer ambiente com boa umidade e luminosidade, calor e proteção contra a incidência direta do sol.

Os esporos são os pontinhos que se distribuem no verso das folhas. Quando maduros, escurecem e se soltam com facilidade. Isso explica a facilidade das avencas se espalharem na natureza.

Para fazer mudas com os esporos é preciso retirá-los quando estiverem maduros. Em aproximadamente um mês, irão surgir no local plantado uma espécie de musgo – são os brotinhos, que precisam atingir aproximadamente 3 centímetros para serem replantados.

Outra possibilidade de multiplicação é por divisão de touceiras. É só separar as touceiras com muito cuidado para não prejudicar as raízes, que são bem frágeis. Plante a muda imediatamente, pois a avenca seca muito rápido. Um vaso de avenca cheio pode render várias mudas.

Dicas:

  • Garanta uma boa umidade no solo, sem encharcar, regando sempre que o solo estiver seco;
  • Mantenha as avencas em local bem iluminado, longe da luz solar direta e também de sombra em demasia. A falta de luz facilita o surgimento de pragas e doenças;
  • Ao suspeitar a ocorrência de pulgões e cochonilhas aplique a calda de fumo com cuidado. Evite inseticidas, pois elas podem reagir mal ao uso de químicos fortes.
  • Mantenha as avencas livres de folhas velhas e secas, tirando-as desde a base, para facilitar o surgimento de novas folhas fortes;
  • Faça adubações periódicas com adubo orgânico ou fertilizantes líquidos.
  • Garanta que o vaso da avenca tenha um bom sistema de drenagem, pois o excesso de água precisa ser eliminado com facilidade. No caso dos xaxins, é importante observar sempre a quantidade de água, pois eles tendem a reter muita umidade.
  • Em dias quentes regue a avenca mais vezes, em dias frios, regue quando a terra tiver quase seca. Evite que o solo seque completamente. Geralmente pequenas regas diárias são o ideal.
  • A avenca gosta de atenção. Caso goste de conversar com suas plantas, ela é uma ótima companhia. Ah! E adoram ser “penteadas” cuidadosamente com os dedos, isso ajuda a suas folhagem crescerem mais bonitas e soltas.

sem-territorio---avenca-em-vaso

Referências:

https://plantasmedicinaismineiras.wordpress.com/livro/

http://chabeneficios.com.br/cha-de-avenca-propriedades-e-beneficios/

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/a12avencas.htm

http://www.plantas-interior.com/2014/06/avenca-adiantum-raddianum.html

Anúncios

Um comentário sobre “avencas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s